topo.jpg

Bacteriologia

Atualizado em 19/11/14 09:21.

Bacteriologia

Docente responsável: Prof. Dr. André Kipnis
                                          E-mail: akipnis@iptsp.ufg.br

Docentes participantes:
Prof. Dr. André Kipnis
Prof. Dr. Cleômenes Reis
Prof. Dr. Álvaro Bisol Serafini
Prof. Dr. José Daniel Gonçalves Vieira
Profa. Dra. Fabiana Cristina Pimenta
Profa. Ms. Maria Claudia D. B. P. André

Ementa:
O aluno deverá receber e ser capaz de transmitir conhecimentos sobre noções básicas de morfologia, fisiologia, nutrição e genética de bactérias, classificação dos agentes microbianos, microbiologia de alimentos e as principais características dos grupos bacterianos. Deverá também ser capaz de conhecer o mecanismo de ação dos antibióticos sobre as bactérias, assim como saber diagnosticar as infecções bacterianas através de isolamento e identificação das bactérias. Na parte que se refere à microbiologia de alimentos o aluno deverá receber conhecimentos sobre os processos de contaminação e multiplicação de microrganismos nos alimentos e principais enfermidades transmitidas por alimentos.

Metodologia:
O curso será ministrado através de aulas teóricas expositivas, seminários e práticas de laboratório.

Bibliografia básica:
1- Microbiologia. Pelczar, R, C. Volumes I e II, Ed. McGram-Hill,1981.
2- Microbiologia Médica. Jawetz,E.; Melnick,J.L.; Adelberg, E. A. Ed. Quanbara Koogan S. A., 16ª ed.,1988.
3- Diagnóstico Microbiológico - Texto e Atlas colorido. Koneman, E. W.; Allen, S. D. ; Dowell, Jr. V.R.; Sommers, H.M. Ed Panamericana, São Paulo, 1989.
4- Microbiologia Médica. Murray, P.R. Drew,W.L.; Kobayashi, G. S.; Thompson,J.H. Ed. Quanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1992.
5- Food Microbiology- Fundamentals and Frontiers. Doyle,M.P.; Beauchat,L. R.; Montville,T.J. Washington, D. C. ASM Press,1997 6- Microbiology: an introduction. Tortora, F. C. Ed. Benjamin Cummings, 6ª Ed. 1997.